Os Professores

Christiane Veigga


Bacharel em Artes Cênicas pela UFBA (1995), atriz comemorando 21 anos de carreira, com experiência em Teatro, Rádio, Cinema e Propaganda, e como professora, ministra aulas há mais de 18 anos.

Trabalha em projetos de oficinas de teatro, máscaras e danças, nas comunidades da capital e interior, realizados pela Fundação Cultural (Funceb), desde 1992.

Professora substituta de Dicção, Técnica de Corpo para Cena IV e Fundamentos do Processo da Criação Cênica na Escola de Teatro da UFBA (2001), onde também lecionou dicção e expressão vocal no Curso Livre (1998), e essa mesma disciplina no Curso Técnico de Interpretação – UEFS (1997).

Professora da cadeia de Expressão Corporal e Expressão Vocal no Curso Técnico de Interpretação no Galpão de Artes (Feira de Santana-Ba) desde 2006.

Convidada pela Pró-Reitoria de Extensão da UFBA para ministrar workshop sobre “o teatro como instrumento para a educação” a professores do ensino médio.

Consultora em Dicção e Oratória para várias companhias e grupos de teatro e profissionais de diversas áreas. Vem desenvolvendo esse curso há mais de 8 anos utilizando as técnicas teatrais, de locução para rádio e tv e o recurso da Leitura Corporal.

Participou de cursos ministrados por profissionais como: Fernanda Montenegro – Leitura Dramática. TCA; Luís Carlos Vasconcelos – Dramaturgia do Ator – FCEBA; Harildo Déda – Clube da Cena – Argonave; Maurice Vaneau – Criatividade Gestual e Vocal – Oficina de Dança Contemporânea – Escola de Dança – UFBA; Julia Varley (Odin Teatro) – Ecos do Silêncio, entre outros. 

 

Ivan Alexandre

Ivan Alexandre é fonoaudiólogo graduado pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em 2006, com experiência profissional em voz clinica, educacional, empresarial e artística.

É pesquisador na área de voz e é ativo participante em eventos e seminários nas áreas de fonoaudiologia, artes cênicas, canto e áreas afins, buscando integrar a interdisciplinaridade da ciência e arte da voz. Sua atuação profissional é dirigida ao tratamento dos distúrbios da voz, rejuvenescimento e longevidade vocal, estética e aprimoramento dos padrões vocais na fala e canto.

Para ampliar a sua formação, participou da primeira turma do Curso de Aperfeiçoamento em clinica de voz realizado em Salvador/BA pelo Instituo de voz e comunicação–INVOZ e é aluno especial do Mestrado em Artes Cênicas, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), na disciplina “A Voz que escuta”.

Ivan atuou na coordenação de atividades de pesquisas em campo do grupo de pesquisa: voz docente, no setor Saúde Ocupacional - SESAO (Universidade Federal da Bahia- UFBA), entre 2006 e 2007. Em 2011, fez a preparação vocal dos atores da radio novela “A Deusa do Cangaço” e “o Cigano”, veiculadas na radio educadora. 

Em 2011 fez assessoria vocal para os espetáculos teatrais: “Meu nome é mentira” (direção Luiz Marfuz) e “As rimas de Catarina” (direção Joao Lima). É ministrante da Palestra “A VOZ como instrumento de trabalho para o Sucesso Profissional” em empresas como NESTLE, MIRASSOL, PERDIGAO, MOTOPEL, LUCIDATA, SÃO ROQUE, G BARBOSA, dentre outras.

Ivan Alexandre é também responsável pela avaliação acústica computadorizada da voz em testes admissionais, periódicos, retorno ao trabalho e demissionais dos  professores do SESI/SENAI (BA). Desde 2006, é coordenador de atividades cientificas e artísticas em comemoração ao Dia Mundial da Voz no Estado da Bahia.

Agrega em sua formação cursos realizados com a Fga. Leny Kyrillos (Central Globo de Telejornalismo- SP), Fga. Debora Feijo (Setor de Fonoaudiologia do Jornal Nacional- RJ), Dra. Silvia Pinho (Instituto da voz e comunicação profissional –INVOZ/SP), Dra. Mara Behlau (Centro de estudos da Voz- CEV/SP), Dr. Thomas Murry (EUA), além de profissionais renomados na área da voz falada, canto e  comunicação humana.

 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

© Copyright 2004, Espaço Aberto Vánacontramão.