:: Espaço Aberto Vánacontramão :: Curso de Teatro "Abrindo Portas"
 
 
 

Objetivos

Este método de trabalho tem por objetivos:

•  Que o ator comece seu trabalho de um lugar real, da realidade de ser e possa ter as ferramentas adequadas para: “recriar a origem da emoção e não atuar a emoção. É dizer: o ator recria, por analogia, em si mesmo o que está passando à personagem. Ao contrário, na técnica que utiliza o chamado "SE mágico", o ator atua como SE, então atua o resultado”.

•  Recuperar nossos sentidos como fonte de experiências e descobertas. Diminuir o poder que exercem sobre nós, os preconceitos, conceitos e intelectualidade. “A criança quando aprende o nome do pássaro o perde. Antes o descrevia com as cores, textura, formas, etc. Depois que aprende o nome, só o nomeia”.

•  Trabalhar o instrumento do ator, o corpo, como um todo expressivo e em toda sua dimensão. “Vamos ser os atores que nosso corpo nos permita”.

•  Abrir as portas para liberar nossas emoções. Desbloquear nossa sensibilidade e expressividade atrapalhada pelos condicionamentos sociais. “Quando a vida nos propõe coisas não respondemos com idéias, respondemos com nossas emoções. Por mais que as bloqueemos ou simulemos, elas estão presentes”.

•  Enfrentar e dissolver as dificuldades da pessoa-ator para assumir certos papéis. “Quando nos expomos numa situação, o que estamos expondo é o nosso EU”.

 

© Copyright 2004, Espaço Aberto Vánacontramão.