O Curso

 

APERFEIÇOAMENTO VOCAL E EXPRESSIVIDADE

A VOZ é considerada nossa identidade sonora, sendo uma das extensões mais fortes da nossa personalidade, constituindo um meio essencial de atingir o outro através da comunicação interpessoal. Apesar das pessoas terem uma VOZ à disposição, muitos não sabem como utilizar e tirar o melhor proveito dela.

Diversos profissionais que utilizam a voz como principal instrumento de trabalho não sabem o que fazer para modificar o seu padrão vocal ou não sabem onde estão os erros principais de sua expressão vocal. Além disso, não recebem treinamento especializado ou qualquer tipo de orientação para o uso intensivo da voz, estando sujeitos a alterações na qualidade vocal que comprometem o seu desempenho profissional. 

Grande parte das pessoas apresentam algum tipo de falha ou desvio na comunicação e podem não perceber o impacto negativo em suas relações sociais.  Muitos profissionais buscam aperfeiçoamento na expressão oral por meio de articulação clara e precisa com o objetivo de se tornarem profissionais diferenciados em suas áreas de atuação, fortalecendo a sua capacidade de liderança e negociação profissional.

Desta forma, o curso “Aperfeiçoamento Vocal e Expressividade” é uma oportunidade para dedicar atenção especial a nossa VOZ através do reconhecimento dos elementos da  qualidade vocal que foram condicionados ao longo da vida, permitindo a abertura de novas possibilidades para a descoberta de uma expressão vocal mais livre e espontânea, com garantia de saúde e rendimento.


A nossa VOZ deve mostrar o que temos de melhor e contribuir para uma melhor comunicação e a conquista dos nossos propósitos. A pessoa que utiliza bem os elementos que compõem a VOZ fortalece a imagem sonora, cria uma marca, um estilo próprio e potencializa seu desempenho e facilita a conquista do sucesso pessoal e profissional

Desenvolver e aperfeiçoar a VOZ significa aprimorar o ser humano, que através de sua fala revela sua identidade sonora.

O curso é eminentemente prático e visa oferecer aos participantes melhores condições para explorarem seus recursos vocais disponíveis, potencializando  a expressão da VOZ. Os principais aspectos a serem abordados incluem:

- Práticas para manter o equilíbrio entre emoção, respiração e voz;
- Exercícios para obter resistência, conforto e modulação vocal;
- Estratégias para aumentar o volume, potência e projeção da voz;
- Exercícios para evitar rouquidão e manter a qualidade da voz;
- Práticas para controlar o ritmo e velocidade de fala;
- Exercícios para controlar o tom da voz e evitar a voz fanha, estridente, abafada;
- Técnicas de aquecimento e desaquecimento vocal para profissionais da voz e comunicação;
- Exercícios vocais básicos como suporte para a expressividade;
- Problemas mais comuns na dicção, suas causas e como evita-los;
- Conhecendo os pontos e modos articulatórios para uma dicção eficaz;
- Exercícios específicos para o fortalecimento dos órgãos fonoarticulatórios envolvidos na dicção;
- Exercícios para desenvolver a dicção, promover a precisão, clareza articulatória e fluência de fala;
- Estratégias para o aprimoramento dos recursos expressivos: entonações, ênfases e pausas estratégicas para a credibilidade da fala;
- Práticas para o desenvolvimento da plasticidade vocal e versatilidade da fala;
- Postura corporal, expressividade corporal e gesto vocal;
- Técnicas de aquecimento e desaquecimento vocal para profissionais da voz e comunicação; - Psicodinâmica vocal e o impacto da comunicação nos ouvintes;
- Personalidade vocal e imagem comunicativa;
- Qualidade de vida e voz: dicas para manter a saúde, estética e longevidade da voz.

 


 

 

 

 

© Copyright 2004, Espaço Aberto Vánacontramão.