O que é?

O Yoga teve sua origem na Índia há milhares de anos. O termo em sânscrito significa união. É uma das formas de autodesenvolvimento mais antiga do mundo e tem como objetivo manter a saúde do corpo, mente e espírito.

Um dos maiores objetivos da Yoga é promover uma transformação do ser humano, buscando uma melhor integração do ser, sobretudo pelo equilíbrio dos hábitos, pela alegria existencial, pelo autocontrole, dentre outros.

Tudo isto é feito através de práticas psico-físicas: posturas, alongamentos, exercícios respiratórios, relaxamento e meditação. Suas posturas atuam não só no sistema músculo-esquelético como também na psique.

O Yoga é uma ciência de auto-renovação, pois parte dos pressupostos descobertos pelos antigos sábios da Índia: o Cosmo é dotado de uma poderosa energia, que tudo se cria, tudo se sustenta, e além disso, tudo se dissolve. Da mesma forma, o nosso corpo é um microcosmo que necessita de energia, isto é, do alento vital para se sustentar e se locomover. Esta nobre arte, através das técnicas e métodos, realiza uma verdadeira alquimia sobre o corpo e a mente: as práticas disciplinadas depuram os órgãos internos, despertando sensação de leveza e plenitude; a purificação dos condutos energéticos e reposições dos alentos vitais emergem do âmago do Ser numa expressiva sensação de vitalidade, força e autoconfiança; as emoções e pensamentos, pesados e negativos, pouco a pouco são removidos, renovando totalmente o Ser.

"O Yoga é como o artesão de cerâmica que depura o barro, purificando-o e, logo após, modela e lapida-o até conseguir a forma perfeita de um lindo vaso".

 

© Copyright 2004, Espaço Aberto Vánacontramão.