Oratória

O Curso

“Uma palavra posta fora de lugar, estraga o pensamento mais bonito”
(Voltaire – filósofo francês)

“Oratória – A Arte de Falar em Público” surgiu para atender uma demanda de profissionais (professores, advogados, administradores, vendedores, conferencistas, palestrantes, estudantes: graduandos/mestrandos/doutorandos, etc.) que lidam com a oratória, mas carecem de técnicas para melhorarem seus desempenhos. O curso aborda, de maneira teórico-prática, questões ligadas à elaboração, estruturação e estilo da apresentação, a utilização de materiais de apoio, e possibilitará a vivência de situações que proporcionarão desenvoltura e desembaraço na comunicação.

Objetivo Geral :

Desenvolver a expressividade, criatividade e desinibição, através de exercícios diversos e técnicas teatrais, para melhorar a comunicação interpessoal e em público.

Objetivos Específicos:

  • Desenvolver a consciência e expressividade vocais através da leitura expressiva e da aquisição de técnicas vocais;
  • Desenvolver a consciência e expressividade corporais a partir de jogos teatrais e técnicas corporais;
  • Trabalhar a correção de vícios de expressão;
  • Trabalhar a desinibição, o foco e a concentração;
  • Desenvolver uma autoestima positiva;
  • Desenvolver a propriocepção e a autoconfiança;
  • Aprender a lidar com o nervosismo e a ansiedade, ampliando o controle emocional em situações de pressão;
  • Ampliar a desenvoltura nas apresentações ao público.

Metodologia: 

Aulas práticas, análise e leitura de textos, dinâmicas de grupo, improvisações, apresentações, jogos teatrais, estudos de casos, filmagens de apresentações, assistência e análise das apresentações, avaliações coletivas e individuais.

Obs: Iremos filmar algumas apresentações iniciais dos alunos para que eles possam se ver e otimizarmos assim as correções necessárias. Ao final do curso faremos outra filmagem, para que os alunos possam ver os avanços conquistados e daremos um feedback individualizado.

Conteúdo Programático:

  • Noções de Anatomia, Fisiologia e Saúde da Voz para maior conhecimento dos potenciais vocais;
  • Técnicas vocais: dicção, aquecimento, projeção, volume e velocidade da voz para uma apresentação mais envolvente e eficaz;
  • Técnicas de respiração para lidar com o nervosismo e a ansiedade que precedem uma apresentação;
  • Postura, gestos e aquecimento corporais para um controle corporal e apresentação mais coerente entre corpo e fala;
  • Identificação e correção dos vícios de expressão para uma maior desenvoltura da fala;
  • Técnicas para “subir e movimentar-se no palco”, a fim de gerar uma apropriação e domínio do espaço;
  • Improvisação e roteirização da fala para maior domínio e desenvoltura nas apresentações;
  • O que fazer e o que evitar em público.

Christiane Veigga


Bacharel em Artes Cênicas pela UFBA (1995), atriz comemorando 21 anos de carreira, com experiência em Teatro, Rádio, Cinema e Propaganda, e como professora, ministra aulas há mais de 18 anos.

Trabalha em projetos de oficinas de teatro, máscaras e danças, nas comunidades da capital e interior, realizados pela Fundação Cultural (Funceb), desde 1992.

Professora substituta de Dicção, Técnica de Corpo para Cena IV e Fundamentos do Processo da Criação Cênica na Escola de Teatro da UFBA (2001), onde também lecionou dicção e expressão vocal no Curso Livre (1998), e essa mesma disciplina no Curso Técnico de Interpretação – UEFS (1997).

Professora da cadeia de Expressão Corporal e Expressão Vocal no Curso Técnico de Interpretação no Galpão de Artes (Feira de Santana-Ba) desde 2006.

Convidada pela Pró-Reitoria de Extensão da UFBA para ministrar workshop sobre “o teatro como instrumento para a educação” a professores do ensino médio.

Consultora em Dicção e Oratória para várias companhias e grupos de teatro e profissionais de diversas áreas. Vem desenvolvendo esse curso há mais de 8 anos utilizando as técnicas teatrais, de locução para rádio e tv e o recurso da Leitura Corporal.

Participou de cursos ministrados por profissionais como: Fernanda Montenegro – Leitura Dramática. TCA; Luís Carlos Vasconcelos – Dramaturgia do Ator – FCEBA; Harildo Déda – Clube da Cena – Argonave; Maurice Vaneau – Criatividade Gestual e Vocal – Oficina de Dança Contemporânea – Escola de Dança – UFBA; Julia Varley (Odin Teatro) – Ecos do Silêncio, entre outros.

Nova Turma:

Período: 10/10/18 a 28/11/18

Dia: quartas-feiras   

Horário:  das 19:30 às 22:00

Carga Horária: 20 horas

 

INVESTIMENTO: R$ 660,00 (seiscentos e sessenta reais)

Forma de Pagamento: Pode ser parcelado em até 3x iguais e sem juros com cheques pré-datados ou 5% de desconto para pagamento à vista.