Teatro Infantil

O Curso

O Curso de Teatro para Crianças é dividido em três níveis etários: Nível I – para crianças de 04 a 06 anos, Nível II – para crianças de 07 a 10 anos e Nível III – para pré-adolescentes/adolescentes de 11 a 15 anos.

O curso consiste em uma iniciação à prática teatral com o objetivo de apresentar à criança, através do jogo e da brincadeira, a arte teatral.  Entretanto,  a experimentação teatral na infância visa o desenvolvimento de várias potencialidades que vão além da prática de teatro em si.
Ao longo do curso, são realizados exercícios de integração, jogos dramáticos e teatrais, exercícios de improvisação e exercícios de preparação  vocal e corporal.

 

Inicialmente, as crianças passam por um período de integração e socialização, onde aprendem a respeitar regras, a interagir com os colegas e a ter confiança em si. Em seguida, são propostos jogos dramáticos, onde a criança, além dos pontos já citados, exercita sua capacidade psicomotora, a expressão corporal e a criatividade.

Em contato com atividades lúdicas, a criança e o pré-adolescente desenvolvem sua capacidade de raciocínio e criatividade, características essenciais na sociedade atual, para a resolução de problemas através de jogos de improviso.

Além disso, são aplicados exercícios vocais, que melhoram a dicção e incentivam a oralidade e o discurso articulado.

 

•  Trabalha a timidez;
•  Desenvolve a dicção;
•  Desenvolve a articulação de idéias;

•  Desenvolve a criatividade, a sensibilidade e o senso crítico;
•  Desenvolve a coordenação motora;
•  Melhora a convivência em grupo.

Solange Campos

É bacharel em artes cênicas (UFBA), contadora de histórias e mediadora de leitura. Atuou em espetáculos teatrais com diretores baianos como Meram Vargens, Alda Valéria, Carlos Petrovich, entre outros. Fez workshops e oficinas de canto, oficina de instrumentos recicláveis com o Circo Udi Grudi, teatro físico e mímica corporal dramática com Luis Louis.

 

Como Professora de Teatro participou do "Projeto Cultura e Arte por Toda Parte", no Sindicato dos Bancários da Bahia, onde ministrou oficina de teatro infantojuvenil. Ministrou também Oficinas no Colégio Salesiano. Coordenou atividades lúdico-pedagógicas do projeto "Eco - Luzia", pela Faculdade de Educação da Ufba e Petrobrás.  Na Coordenadoria Regional da Liberdade, atuou no projeto "Conversando sobre Afrodescendência" realizando uma oficina de teatro para crianças e adolescentes, com foco na discussão da autoestima, identidade e valorização da cultura afrodescendente. Atuou na OAF (Organização de Auxílio Fraterno) /Prefeitura Municipal de Salvador, no projeto “Bem me Quer", ministrando oficinas de teatro para crianças e adolescentes em suas respectivas escolas, além de monitorar os projetos  idealizados pela coordenação pedagógica, comunidade escolar e do entorno, auxiliando na construção das atividades propostas. Na Escola-Creche Divina Infância é professora de Teatro, utilizando como suporte para as aulas, a Literatura Infantil.

 

Como Contadora de história e mediadora de leitura, trabalhou como Assistente Literária na Escola Girassol. Na Livraria Saraiva é contadora de história desde 2009. Participou do Projeto "Ciranda as Artes" da Escola de Belas Artes, onde ministra oficina de teatro para crianças, com suporte da literatura infantil. Presta serviço como consultora e palestrante para a Editora FTD, onde realiza Formações em Contação de Histórias, além de também contar histórias em escolas, com as temáticas solicitadas pela Instituição. Realiza Formação em Contação de Histórias para professores da rede de ensino municipal, nos municípios baianos, dentro do Projeto Educacional Acrópole Crescere.

 

Turma Faixa Etária: De 11 a 15 anos

 

Dia: sextas-feiras

Período: 08/02/19 a 14/06/19

Horário: das 14:15 às 17:15

 

Turma Faixa Etária: De 07 a 10 anos

 

Dia: sábados

Período: 09/02/19 a 15/06/19

Horário: das 09:00 às 10:30

 

Turma Faixa Etária: De 04 a 06 anos

 

Dia: sábados

Período: 09/02/19 a 15/06/19

Horário: das 10:30 às 12:00

 

Espetáculos Realizados

20151219_MisterioFeiurinha (83)

Depoimentos