O Caso dos Exploradores de Caverna

Espetáculo "O Caso dos Exploradores de Caverna"

O espetáculo teatral “O Caso dos Exploradores de Cavernas”, texto criação grupal, livremente inspirado na obra do escritor Lon L. Fuller, direção de Walter Rozadilla é um projeto desenvolvido pelo grupo Vánacontramão desde 2016. O espetáculo estreou em 2017 e conta com duas temporadas em seu currículo, ambas no Espaço Xisto Bahia: a primeira nos meses de março e abril e a segunda no mês de outubro.

No elenco participaram: André Fernandes, Angela Mascarenhas Santos, Cássia Menezes, Flávio Marques, Lena Araújo, Paulo Ferreira Filho, Reni Mendes, Riccardo Cappi, Tereza Simonne e Victor Sampaio.

Na equipe técnica, tivemos o prazer de contar com: Carlos Nunes e Walter Rozadilla na cenografia, Edivan Cunha e Ewerton Matos na cenotecnia, Pablo de Paula e Cauê Borges na iluminação, Carlos Nunes no figurino e adereços, Déo carvalho na assessoria de cabelo e maquiagem, André Carsant e Fernando Costa Lino na fotografia, Lena Araújo no design gráfico, Ewerton Matos na áudio-mídia, Carlos Nunes, Cristina de Oliveira e Lara Abdon na assistência de produção, Patrícia Garrido na produção geral e assessoria de imprensa.

Parceiros: Espaço Xisto Bahia, Espaços Culturais Secult, Secretaria de Cultura, Governo do Estado da Bahia, Stúdio Ewerton Matos, Déo Carvalho, Armazém Cenográfico, Centro Técnico TCA, Ada Tem de Tudo e Políbio Lago.

Sinopse

O espetáculo “ O Caso dos Exploradores de Cavernas” livremente inspirado na obra homônima do escritor Lon L. Fuller, traz uma perspectiva humana sobre o caso, que trata do julgamento por assassinato de um grupo de espeleólogos, que ficaram presos numa caverna por conta de um desmoronamento, sem comida por 23 dias e tomaram uma decisão extrema para sobreviver. O espetáculo situa o julgamento na primeira instância e levanta questões, além das jurídicas, com o olhar nos seres humanos envolvidos na tragédia. Assim: O direito dá conta das situações excepcionais que a vida apresenta ao homem? Qual seria a lei aplicável? O júri os condenará ou absolverá?

Fotos do Espetáculo